terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PLANTADA A IGREJA DA JAQUEIRA (PE)


PLANTADA A IGREJA BATISTA DA JAQUEIRA, NO RECIFE (PE)

OJB de 29.Dezembro.2008

A IB Capunga, a IB Emanuel, a IEB do Cordeiro e a IEB de Casa Amarela, no Recife (PE), com o apoio da Convenção Batista de Pernambuco (CBPE) e da Junta de Missões Nacionais da CBB se uniram para, sob a liderança da primeira, plantar a Igreja Batista da Jaqueira, na localidade do mesmo nome, na capital pernambucana. Os casais Ildidas Nascimento, Cristina e Marconi Marques, Mariluce e Lincoln Araújo e Eliane e Ivanusio Pereira são os dirigentes da congregação, liderados pelo pr. Ney Ladeia.
O culto inaugural do embrião da nova agência do Reino de Deus ocorreu no dia 5 de outubro de 2008, às 18h, no auditório do Executive Trade Center, situado na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, nº 1.460, Jaqueira, que servirá como local provisório de cultos. Estiveram presentes os pioneiros do projeto, cerca de 25 membros das igrejas batistas citadas e da IB Cordeiro e da PIB Beberibe, inclusive os pastores Ney Ladeia (IB Capunga), Élio Morais (IB em San Martin), pr. Francisco Bonato Pereira (IB Siriji) e Lincoln Araújo, presidente da CBPE. O culto reuniu 60 pessoas.

O dc. Ildibas Nascimento, após a abertura do culto e das boas vindas fez uma exposição do propósito da implantação da igreja e houve um momento de gratidão pelas igrejas e instituições envolvidas no projeto.

O pr. Ney Ladeia baseou a mensagem em Josué 3.5, exortando a nova Igreja de Cristo no Recife a: (a) ter Deus como seu Senhor; (b) ter a mente de cada membro voltada para Jesus; (c) ter a consciência de que esta igreja de Cristo nasce para fazer diferença na sociedade, salvando e restaurando vidas.

A plantação da IB da Jaqueira está inserida no projeto da Junta de Missões Nacionais, de implantar cinco mil novas igrejas batistas no Brasil, ocupando os espaços vazios de igrejas batistas nas grandes cidades e nas cidades do interior. A escolha da localidade da Jaqueira para a plantação da nova igreja decorreu da ausência de uma igreja batista na região, densamente habitada, onde se faz necessário a existência de uma igreja batista para proclamar o Evangelho e servir como Corpo de Cristo visível.

O grupo pioneiro, desde o primeiro semestre, realizou reuniões de planejamento e cultos de louvor na residência dos seus integrantes e agora se organizam como congregação com local definido para cultos.

O pr. Ney Ladeia, na sua primeira pastoral, assim se expressou: “De repente, um sonho se torna realidade: forma-se o embrião da IB da Jaqueira, a partir de uma parceria que inclui a IB da Capunga, a IB Emanuel, a IEB do Cordeiro e a IEB de Casa Amarela, com o apoio da CB de Pernambuco e da Junta de Missões Nacionais.

Um dos bairros mais românticos da cidade, a Jaqueira sempre está associada à excelente qualidade de vida, à preocupação com o bem-estar, à preservação da natureza. Com o desejo de tornar Cristo conhecido a cada morador deste bairro, surge a IB da Jaqueira. A convicção que temos de que o mais precioso patrimônio é a salvação e, com ela, a certeza da vida eterna, torna o anúncio desta mensagem nossa prioridade. Nosso coração se enche de alegria e de esperança. E transborda em nós o desejo já existente de ver muitas outras pessoas conhecendo a Jesus. Nossos parabéns a este grupo que, em cumprimento ao projeto de Jesus, se dispõe a ser partícipe desta obra. Que Deus os abençoe e os use neste mister”.

Ao Senhor Deus Criador, nosso Pai, a Jesus Cristo, nosso Salvador, e ao Espírito Santo, nosso Consolador, sejam dadas honras e louvor e adoração agora e para sempre. Amém!

FRANCISCO BONATO PEREIRA DA SILVA, Pesquisador da História dos Batistas, pastor da IB de Siriji (PE)

JUBILEU DE OURO DA IB IPUTINGA, RECIFE (PE) - 19


IGREJA BATISTA DA IPUTINGA, NO RECIFE (PE)CELEBRA JUBILEU DE OURO

Escrito por FRANCISCO BONATO PEREIRA, in OJB, de 15.Jan.2009

A Igreja Batista da Iputinga, dirigida pelo pr. Elpidio Araújo Neris Júnior, celebrou o seu Jubileu de Ouro no período de 22 a 24 de agosto de 2008, com cultos de louvor e adoração a Deus. Os cultos tiveram por tema: dia 22 – 50 Anos vivenci-ando o Amor de Deus, sendo orador o pr. Eufrásio Araújo; dia 23 – 50 Anos celebrando a Cristo, pr. Carlos Alberto de Melo; dia 24, manhã – 50 Anos: Tempo de reconheci-mento da soberania de Deus, prª Eufrásia Araújo; dia 24, noite – Celebrando o Jubileu de Ouro – com culto cantado e o musical “Experiência com Deus”, de autoria de Gary Rhodes e Clary Cloninger.

Os cultos tiveram presença de pastores e membros de igrejas da capital e de repre-sentação da CBPE. Os Coros da PIB Beberibe e da IB Iputinga, o Quarteto Remidos (SIB Areias), o Grupo Hebron e os cantores Dionísio Nascimento e Isaac Pedro entoaram melodias de louvor a Deus.

HISTÓRICO. A IB Iputinga foi organizada em 25 de agosto de 1958, em concílio promovido pela IB Capunga, sob a direção do pr. José Munguba Sobrinho, constituído com membros oriundos da IB Capunga e da PIB do Recife, que residiam no bairro da Iputinga. O pr. David Mein (IB Cordeiro) foi o orador do culto de organização da igreja. Josué de Souza Brandão foi eleito, na ocasião, pastor da igreja.

Na década de 50, vários membros da IB Capunga e PIB Recife que moravam no bairro resolveram se reunir para adorar a Deus e evangelizar os seus vizinhos. O resultado foi uma congregação que passou a se reunir na residência de um deles, situada na Rua Timbaúba, nº 277, e que se vinculou à IB Capunga, pela visão do pr. Munguba Sobrinho.

A IB Iputinga, um mês depois de organizada, decidiu adquirir um terreno onde construiu o edifício de educação religiosa e o templo, dentro de sua visão de Corpo de Cristo. É ativa participante das atividades cooperativas da denominação, no âmbito estadual e nacional. A igreja tem crescido pela ação da evangelização, contando hoje com 300 membros e muitos congregados, que participam ativamente das suas múltiplas atividades.

Os 50 anos da IB IputingaA visão da IB Iputinga, de proclamadora do Evangelho de Cristo, a tem levado a participar da obra missionária no Estado, iniciando a missão e organizando a IB em Maraial (1994) a qual até hoje recebe apoio no sustento do obreiro. Iniciou e mantém as frentes missionárias em Paudalho (PE) e Tabira (PE), Tribo Mambilara (RO) e Missão Novas Tribos (MT) e no Senegal (Norte da África).

A igreja, no campo local, mantém expressiva atividade social, cuidando de 250 crianças, propiciando alimentação, oficina de artesanato, reforço escolar e o conhecimento do Evangelho de Cristo.

A IB Iputinga teve como pastores: José Munguba Sobrinho (fundador), Josué de Souza Brandão (1958-1960); Jose Florêncio Rodrigues Junior (1960-1963), Manoel Acácio de Souza (1963-1967), Raymond Kolb (1967-1968); Djalma Rosa Torres (1968-1970); João de Deus Moraes (1970-1972); Arnaldo José de Carvalho (1972-1974); José Cariolando de Oliveira (1975-1985), Elpidio Araujo Neris Junior (1987-2008) (Boletim do Jubileu de Ouro).

O FUNDADOR: José Munguba Sobrinho nasceu em 13 de novembro de 1895, em Murici (AL). Estudou no Liceu de Artes e Ofícios de Maceió, dedicando-se à leitura de clássicos. Converteu-se a Cristo em 1911, sendo batizado na PIB Maceió pelo pr. Eutichio Vasconcelos. No ano seguinte (1912), teve consciência da chamada para o Ministério da Palavra, enquanto se preparava para estudar no Seminário Batista, no Recife. Estudou no Colégio Batista 15 de Novembro, em Rio Largo (1913-1914), dirigido pelo pr. José Pereira Salles. Estudou no Colégio Americano Batista e no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (1915-1918), recebendo, no primeiro, o grau de Bacharel em Ciências e Letras e, no segundo, o grau de Mestre em Teologia.

Consagrado ao ministério pastoral em agosto de 1918 na IB da Torre, a pedido da PIB Manaus, exerceu o pastorado por 11 anos (1918-1929), período em que organizou a Convenção Batista do Amazonas, fundou o jornal O Batista Amazonense e ainda organizou duas novas igrejas: uma em Manaus e outra no interior do Amazonas. Casou com Amazonila Aguiar, aluna da ETC, em 1923, com quem teve os filhos Amazonilze, Paulo, Silas, Samuel (pastor IB Porangabussu, CE), Aristóbulo, Maria Rosa, Carmen, Maria Luiza, Denise, Mirtes, Eline e Tomaz (pastor IEB João Pessoa, PB).

Retornou ao Recife em 1929, vindo pastorear a IB do Zumbi e ensinar no Seminário (STBNB) e no Colégio Americano Batista. Posteriormente, assumiu o pastorado das IB de Água Fria e do Cabo de Santo Agostinho. Assumiu o pastorado adjunto (1930) da IB Capunga e algum tempo depois o pastorado titular da igreja, que exerceu até a sua aposentadoria (1969).

Exerceu forte liderança na denominação no Amazonas, em Pernambuco e nacionalmente. Assumiu a direção do Seminário Batista (STBNB) em 1937 e exerceu a presidência da Convenção Batista Evangelizadora de Pernambuco em várias ocasiões. Escreveu: A tríplice vitória do amor, Quando chega a primavera e Esboço de Homilética. Munguba Sobrinho foi chamado à presença do Senhor em 1972, no Recife, aos 77 anos de idade.

Pr. Elpidio Araújo Neris Júnior: A IB Iputinga, desde janeiro de 1987, é pastoreada por Elpidio Araújo Neris Júnior, bacharel em Teologia (STBNB), casado com dois filhos. Além do ministério pastoral efetivo na IB Iputinga e interino na PIB Beberibe, o pr. Elpidio Neris Junior tem se dedicado ao Ministério de Apoio a Pastores e Igrejas (MAPI), ligado a SEPAL, no qual tem ajudado muitos pastores no Estado e às atividades na denominação.

Ao Senhor toda honra, louvor e adoração, agora e para sempre. Amém!

FRANCISCO BONATO PEREIRA - Comissão de História da CBPE, pastor da IB de Siriji (PE)

OS BATISTAS EM BRASILIA (DF)


O Templo da IMB Brasilia (DF)

OS BATISTAS EM BRASILIA

Escrito por FRANCISCO BONATO PEREIRA , in OJB de 22.Jan.2009

A organização das primeiras células do trabalho batista em Brasília teve início com a chegada dos primeiros trabalhadores – operários, mecânicos, professores, médicos, empresários e pastores cristãos batistas – ao Distrito Federal, a partir de 1956, os quais, movidos pela Grande Comissão (Mt 28.19-20) procuraram se reunir para cultuar a Deus e proclamar a mensagem do Evangelho de Cristo na nova capital da Republica.

OS PRIMÓRDIOS. Alguns fatos iniciais merecem ser relembrados:
(a) O primeiro culto celebrado pelos batistas. Planejada uma missa (pela igreja católica) para celebrar o início da construção, antes da realização desta foi celebrado um culto a Deus, dirigido pelos pastores batistas Elias Brito Sobrinho, Silas de Brito Lopes, Marcelino Cardoso e James Musgrave Jr., no local histórico do Cruzeiro no Eixo Monumental, em 30 de novembro de 1956 (Berry, Edward G. Os batistas em Brasília, Juerp, 1963, 14).
(b) O primeiro batista residente em Brasília – Jorge Dias Lima. O pernambucano Jorge Dias Lima foi o primeiro batista a se radicar em Brasília, no Núcleo Bandeirantes, chegando em 4 de dezembro de 1956. Era mecânico de profissão e ali adquiriu dois caminhões e começou a prestar serviços na construção da capital. (Berry, Edward G. Os batistas em Brasília, 14-15). Nos finais de semana, Jorge Dias Lima pregava o Evangelho, inclusive tendo comprado horário no programa radiofônico semanal, com esta finalidade. Jorge Lima era evangelista leigo e servira nessa condição no sertão de Pernambuco entre 1946 e 1950, com base em Salgueiro, dirigindo congregações da região (O Evangelizador, outubro 1946 e julho 1947). Depois de alguns anos em Brasília, a morte do filho Josafá Lima, o primeiro batista sepultado em Brasília, levou-o a mudar-se para Barreiras (BA), onde continuou seu trabalho de evangelista leigo.
(c) O primeiro médico de Brasília – dr. Isaac Barreto Ribeiro, um batista. O médico Isaac Ribeiro chegou a Brasília em janeiro de 1957, para servir na área de saúde, mas com o projeto pessoal de pregar o Evangelho de Cristo, posto que era também um evangelista ardoroso e um crente fidelíssimo. Ele foi o primeiro presidente da Associação Médica de Brasília e membro fundador da PIB Brasília (Berry, Edward G. Os batistas em Brasília, 17).
(d) A primeira Escola Bíblica Dominical em Brasília. Chegando a Brasília, em 27 de janeiro de 1957, o pr. James Musgrave Junior e o comerciante Valdemar Magalhães, no dia 3 de fevereiro de 1957, já realizaram a primeira EBD, com a presença de 19 alunos, no barracão do Expresso Universo, cujo proprietário era batista. (Berry, Edward G. Os batistas em Brasília, 17-18).
(e) A primeira escola primária de Brasília. A profª Anahir Pereira da Costa, batista, chegou ao Núcleo Bandeirante, em Brasília, em 26 de março de 1957, e no dia 1º de abril de 1957 abriu a escola primária com todas as séries até a admissão ao ginásio do Instituto Educacional de Brasília.

As igrejas batistas de Brasília (diríamos melhor, do Distrito Federal) são frutos dessa pequena semente que germinou e deu origem às igrejas batistas no Distrito Federal, na ordem cronológica da organização:
1. A Primeira Igreja Batista de Brasília (DF). Organizada em 7 de setembro de 1957, teve origem na congregação formada em 3 de fevereiro de 1957, pelo pr. James Musgrave Junior, com apoio de 19 pioneiros, liderados por Edistio Fernandes e Josias Nogueira, entre os quais Anália e Antonio Cassiano, Angélica e Artur Ribeiro, Josefina e Jorge Dias, Guiomar Fernandes, Pedro Brito, Saul Ribeiro, João Cardoso, Lolita Ribeiro, Malvina e José Brito, Gilda e Sebastião Cruz e Anahir e Isaac Ribeiro.
O pr. Elias Brito Sobrinho, da PIB de Anápolis (GO), foi convidado para dirigir a agência do Reino de Deus que se formava. O desenvolvimento foi apoiado pela CBB, através dos veteranos pastores Manoel Avelino de Souza, João Soren, J.J. Cowsert, William Berry e Edgar Hallock, o que levou à organização em igreja, a 22 de julho de 1960, com 23 membros, com o nome de PIB de Brasília, ocasião em que foi eleito pastor Elias Brito Sobrinho (Berry, Edward G. Os batistas em Brasília, Juerp, 1963, pp. 17-22).
A PIB de Brasília se desligou da CBB, em razão da decisão desta sobre o Movimento Renovação Espiritual (1966), e mais tarde integrou a Convenção Batista Nacional (CBN). Hoje os batistas da CBB e os batistas da CBN trabalham para o progresso do Reino de Deus, os dois grupos filiados à União Batista Latino-Americana (UBLA) e à Aliança Batista Mundial (WBA).

2. A Primeira Igreja Batista de Sobradinho (DF). Organizada em 8 de dezembro de 1959, com 37 membros, adotou o nome de IB do Planalto. Sua origem está na congregação da PIB Brasília, na Vila Planalto. Organizada igreja, escolheu para dirigi-la o pr. José Leitão de Albuquerque, que a conduziu na mudança para cidade de Sobradinho, em razão da criação do lago Israel Pinheiro (Paranoá), mudando o nome para PIB de Sobradinho (1961). A PIB Sobradinho, pouco depois, organizou a 2ª IB de Sobradinho (1961) (Berry, Edward G. obra citada, pp. 25-26).

3. A Primeira Igreja Batista de Taguatinga (DF). Organizada em 6 de janeiro de 1960, com 32 membros, que compunham a congregação da PIB Brasília, no Núcleo Bandeirante, dirigida pelo evangelista Darcy Guilherme dos Reis, à margem da rodovia Brasília–Anápolis. Mudando-se a congregação para Taguatinga, foi organizada igreja em 6 de janeiro de 1960, com o nome de PIB Taguatinga, elegendo para dirigi-la o pr. João Francisco Santiago. A PIB de Taguatinga cresceu de forma impressionante e organizou a Segunda, a Terceira e IB Central de Taguatinga (1961) (Berry, Edward G. obra citada, pp. 26-27).

4. A Primeira Igreja Batista de Alexânia (GO). Organizada em 31 de março de 1960, com 32 membros, que compunham a congregação da PIB Brasília em Alexânia, dirigida pelo pr. Gedeon de Oliveira Antunes auxiliado por sua esposa Hulda. Embora situada fora dos limites geográficos do Distrito Federal, teve origem na PIB Brasília e sempre esteve vinculada às igrejas do Distrito Federal (Berry, Edward G. obra citada, pp. 27-28).

5. A Igreja Memorial Batista de Brasília (DF). Organizada em 22 de julho de 1960, tendo esta igreja, filha da PIB Brasília, uma origem singular: um cristão batista, Maxey Jarman, diácono de igreja da Convenção Batista do Sul (EUA), industrial, tomando conhecimento da construção da nova capital brasileira, doou 300 mil dólares para a edificação de um templo, como memorial à obra batista. Não havendo trabalho batista no Setor Eclesiástico de Brasília, foi nomeada uma comissão composta de três membros da PIB Brasília, três da Missão Batista do Sul e três membros da CBB, e eleito relator o veterano missionário William H. Berry. A cessão do terreno na Avenida W-4, hoje Quadra 40, era gratuita, mas os batistas fizeram questão de pagar o preço, respeitando o princípio de separação entre Igreja e Estado. A pedra fundamental foi lançada em culto solene, em maio de 1959, na presença de batistas de Brasília e do Rio de Janeiro, sendo pregador o pr. José de Souza Marques. Um concurso para o projeto foi vencido pelo arquiteto engenheiro J. Walfredo Thomé, que se transferiu para o Distrito Federal e, concluído o trabalho, permaneceu residindo na cidade, como membro da IMB de Brasília.

A Igreja Memorial Batista de Brasília foi organizada em 22 de julho de 1960, com 47 membros, escolhendo como seu primeiro pastor o missionário James Musgrave Jr, que já dirigia a congregação. O sermão oficial foi proferido pelo pr. João Filson Soren, da PIB Rio de Janeiro. Nesse mesmo dia, com a presença de pastores e dirigentes da CBB, foi organizada a Convenção Batista do Distrito Federal (Berry, Edward G. obra citada, pp. 30-33).

A Convenção Batista do Distrito Federal(CBDF) foi organizada em 22 de julho de 1960, composta pelas igrejas pioneiras: (a) PIB Brasília; (b) PIB Taguatinga; (c) PIB Alexânia; (d) IB Planalto (depois PIB Sobradinho); (e) IMB Brasília. Os membros das suas igrejas fundadoras somavam 358 cristãos batistas. O orador oficial foi o pr. João Filson Soren, da PIB Rio de Janeiro. Na mesma oportunidade foi organizada a Assembleia de Senhoras da CBDF. Na primeira Assembleia a CBDF elegeu como dirigen-tes: pr. Elias Brito Sobrinho – presidente da Convenção; pr. William H. Berry – presidente da Junta Executiva; pr. James E. Musgrave Jr. – secretário geral. Uma das primeiras deliberações da assembleia foi destinar 50% do Plano Cooperativo para o trabalho denominacional externo (CBB) (Berry, Edward G. obra citada, pp. 30-33).

Hoje a CBDF é composta por 123 igrejas e 63 congregações, com mais de 20 mil membros. A sua última assembleia convencional foi realizada nos dias 28 a 30 de agosto de 2008, no templo da IB Sião, em Taguatinga, sob a presidência do dc. José Julio dos Reis e a Assembleia do Jubileu (50ª.) será realizada no templo da IMB de Brasília, em agosto de 2009.

A Deus Pai, a Deus Filho e ao Espírito Santo toda honra, louvor e adoração, agora e sempre. Amém!

FRANCISCO BONATO PEREIRA - Pesquisador da História dos Batistas, pastor da IB de Siriji (PE)

IB SIRIJI NO JORNAL BATISTA


A IGREJA BATISTA DE SIRIJI (PE) CELEBRA 105 ANOS DE COMUNHÃO E DE PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE CRISTO

Francisco Bonato Pereira
Publicado no Jornal Batista (17/11/2008)

A Igreja Batista de Siriji, em São Vicente Férrer (PE), nos dias 20 e 21 de setembro de 2008, celebrou o 105º aniversário de organização com cultos solenes em ação de graças e de proclamação do Evangelho de Cristo, homenageando o missionário Salomão Ginsburg, o pr. Eloy Correa de Oliveira, a missionária Emma Ginsburg, celebrando o Centenário da UFMBB.
Os cultos foram realizados no sábado e no domingo, 20 e 21 de setembro de 2008, às 19h30, presentes membros das igrejas Batista Missionária, Congregacional Renovada e Assembléia de Deus e IB de Nazaré e de Caueiras. Os grupos de louvor Karisma (Congregacional) e Louv’Art (IB Siriji) compostos de jovens, dirigiram os momentos de canto e de louvor. Os cantores Miguel Filho (Assembléia de Deus) e Quesia Souza (STBNB) apresentaram músicas especiais. A congregação entoou hinos do Cantor Cristão, alguns de autoria de Salomão Ginsburg. Os pregadores da celebração foram o pr. Francisco Bonato Pereira, sábado, que trouxe a mensagem “A Missão da Igreja de Cristo no Século XXI”, destacando que a mensagem da igreja de Cristo permanece a mesma do Século I, mas a forma de alcançar os ouvintes do Século XXI deve ser adequada aos meios de comunicação atuais; e o pr. João Antonio dos Santos Filho, da IB Caueiras, domingo, que trouxe a mensagem “O desafio da Igreja de Cristo”, em atingir os que estão ao alcance da voz e da influência dos membros. A IB Siriji, no culto do sábado, resgatou a história da igreja e homenageou a memória de Salomão Ginsburg, seu fundador, pioneiro na pregação do Evangelho, com leitura da biografia. No culto do domingo homenageou a memória de Eloy Correa de Oliveira, o primeiro pastor, um dos primeiros alunos do STBNB (1905), com apresentação de biografia e de fotografia. A igreja, noutro momento, homenageou a memória do pr. Antonio Gomes da Paz, entregando exemplar da Bíblia de Estudo da Mulher à filha Sulamita, e o pr. João Antonio Santos, outorgando título de pastor honorário e entregando exemplar da Bíblia de Genebra.

As mulheres da Associação Batista da Mata Norte, sob a direção da presidente Ana Rosa Souza (IB Groi), se reuniram na IB Siriji, no domingo 21, às 14h, celebrando o Centenário da UFMBB, com a presença das UFMBB da IB Aliança (Azenath Pessoa), de Nazaré da Mata (Sulamita Maximo da Paz), de Caueiras (Rosa Vivian Santos) e IB Cordeiro (no Recife) e senhoras da Igreja Congregacional. Convidadas as professoras Elizete Fragoso (Presidente UFMBB de Pernambuco) e Selma Ulisses, pregadora do culto. O culto foi dirigido pela irmã Rosa Vivian Coelho Santos e teve apresentação de crianças da IB Nazaré da Mata (Amigos de Missões) orientadas por Sulamita da Paz. Elizete Lopes resgatou histórico da UFMBB, destacando o Centenário, comemorado na Assembléia da CBB (2008). A profª Maria Marques Pereira, esposa do pastor, narrou a vida e a obra de Emma Ginsburg, pioneira do trabalho feminino missionário batista no Brasil, com divulgação do texto e fotografia da homenageada. A profª Selma Ulisses trouxe a mensagem, destacando que a mensagem de Cristo se dirigiu em particular às crianças, quando disse “deixai vir a mim as criancinhas”, destacando que a mensagem de Cristo às crianças tem efeito multiplicador na proclamação do Evangelho. Os pastores Francisco Bonato Pereira (IB Siriji), Mário Maximo (IB Nazaré da Mata), Francisco Chagas Souza (IB Groi), João Antonio Santos (IB Caueiras) e Sergio Mikel (Congregacional) estiveram presentes no culto.

Os homenageados:

(a) O fundador: Salomão Luis Ginsburg, missionário batista, nasceu na Polônia e emigrou para a Inglaterra, onde se converteu. Chamado para a obra missionária, chegou ao Brasil em 1890. Tornou-se batista em 1892 e, consagrado ao ministério pastoral, trabalhou na Bahia e no Rio de Janeiro. Chegando em Pernambuco, organizou a União Batista Leão do Norte (1900) e as igrejas: Garanhuns, Jaboatão, Palmares, Cortez, Moganga, Cordeiro, Imperial e Torre (PE) e Atalaia (AL). Recrutou os primeiros alunos do Seminário (1902) que se tornaram os pastores formados na instituição: Manoel Olimpio Cavalcanti (Nino), Manoel Corinto Ferreira da Paz, Eloy Correa de Oliveira e Augusto Felipe Santiago (1905) e consagrados na PIB Recife em 20 de dezembro de 1905, os três primeiros e o último em abril de 1906. Salomão Ginsburg e a esposa Emma percorreram o Brasil, pregando o Evangelho e organizando igrejas de Cristo.


Emma Morton Ginsburg, retrato a oleo
(b) A pioneira da UFMBB: Emma Morton Ginsburg organizou as primeiras Sociedades de Senhoras em Niterói (1893), Campos (1894), São Fidélis (1896), Recife (1901) e Rua Imperial (1909). Veio para o Brasil em 1889, onde serviu como escritora de lições da EBD, pianista e evangelista. Casada com Salomão Ginsburg, serviu ao lado do marido durante 35 anos. Quando ele foi chamado à presença do Senhor, Emma permaneceu servindo no Colégio Batista em São Paulo até 1934, quando se aposentou e retornou à sua pátria. Chamada à presença do Senhor em 1952.


Pr. Eloy Correa de Oliveira (retrato a crayon, de Luiz Campos, AL)
(c) O primeiro pastor efetivo: Eloy Corrêa de Oliveira nasceu em Bom Jardim, em 10 de novembro de 1875, filho de Francisco Estevam Correa e Maria Umbelina Correa de Oliveira. Converteu-se a Cristo ouvindo o pr. Telford (congregacional). Tornou-se batista, batizado por Salomão Ginsburg, em 17 de setembro de 1903, na organização da Igreja. Chamado ao ministério, um dos primeiros alunos do Seminário Batista. Examinado em concilio em 20 de dezembro de 1905, na PIB Recife, consagrado e empossado em 6 de janeiro de 1906. Serviu nas igrejas de Moganga (Siriji), Urus, São Vicente Férrer, Goiana, Lagedo, Timbauba, Caruaru e Vermelho (Pernambuco), em Atalaia, Viçosa, União dos Palmares, São José da Lage, Tatuamunha, Passo de Camaragibe e Farol, em Maceió (Alagoas). Eleito o primeiro presidente da Convenção Batista Alagoana (1921). Eloy Correia de Oliveira casou com Maria Seabra de Andrade. Dois filhos – Eclésio e Eliezer Correia de Oliveira – foram chamados ao ministério pastoral, servindo em Pernambuco, São Paulo (o primeiro), Pernambuco e Rio de Janeiro, o segundo. O pr. Eloy Correa de Oliveira foi chamado à presença do Senhor em 1936.
Lago onde Salomão Ginsburg batizou os primeiros cristãos batistas em Monganga (Siriji)

A síntese histórica:
A IB de Siriji foi organizada pelo missionário Salomão Luis Ginsburg, na vila de Moganga, município de Bom Jardim(PE), em 17 de setembro de 1903, com 17 membros, com o nome de Igreja de Cristo em Moganga, denominada Batista, que a dirigiu até 1906. A igreja recebeu como pastor Eloy Correia de Oliveira, consagrado em 20 de dezembro de 1905, que a serviu até 1914. Nesses 105 anos de existência, a igreja também foi pas- toreada por Francisco Sandes, Pedro Falcão, Silas Falcão, Joseph Underwood, David Mein, Antonio Gomes da Paz, Hildebrando Tarquínio, Ciro Costa e Silva, João Crisós- tomo, Antonio Ferreira Sales, Armando Pacheco Albuquerque Jr, Carlos Jose da Silva, Daniel Souza, Paulo José Moura, Jose Nilton Souza, Glaydston Pereira Santana, Luiz Genilson Araújo, João Antonio Santos Filho e, nos últimos anos, por Francisco Bonato Pereira. O templo, de taipa e coberto com palha no início, teve a reforma iniciada por Underwood (1946) e concluída (1948) por David Mein em alvenaria e telha. Nova reforma no pastorado de Carlos Jose da Silva deixou-o com o atual aspecto.


Pastor David Mein

A IB Siriji foi filiada à União Batista Leão do Norte (1903-1914), à CB Regional (1914-1923), à CB Pernambucana (1923-1940), à CB Evangelizadora (1940-1973) e CB de Pernambuco (1973-2008). Organizou as Igrejas Batistas de Urus (1908), de São Vicente Férrer (1914) e de Machados (1984). A sua pequena membresia decorre dos efeitos da migração periódica, especialmente dos jovens em busca de local desenvolvido para estudar e trabalhar.

Hoje, a IB de Siriji é uma Agência do Reino de Deus, que permanece servindo ao Senhor e proclamando o Evangelho de Cristo nesta Vila de Siriji, quando celebrara o 105º Aniversário de organização, louvando a Deus, no nosso Pai, a Jesus Cristo, o nosso Salvador e ao Espírito Santo, o nosso Consolador.

O pastor Francisco Bonato pregando

O atual pastor efetivo: Francisco BONATO Pereira da Silva, nascido em Santana do Ipanema, Alagoas (27/7/1950), casado com Maria Marques de Oliveira Pereira, tem três filhos: Luiz Felipe, Annamaria e Luiz André e uma neta, Maria Luiza. Convertido a Cristo na infância, batizado pelo pr. Israel Guerra (25/12/1968) na IB Arcoverde. Recomendado ao Seminário Batista (STBNB, 1972) pela IB Cordeiro no pastorado David Mein. Serviu na Missão Batista em São Bento do Una (1973-1976); PIB Beberibe (1976-1977), com o pr. Ramos André; e IB Ilheitas, com o veterano pastor Nino. Bacharel em Teologia (1976), consagrado ao ministério em 29 de julho de 2006, na IB Cordeiro, assumiu o pastorado da IB Siriji. Na denominação serviu na Junta de Educação (CAB) e no Conselho da CBPE (1994 e 2005-2008). Bacharel em Direito (1980) e Mestrando em Teologia (STBNB), tem se dedicado a pesquisar e resgatar a história de Igrejas Batistas no Estado, publicando artigos em O Jornal Batista, em O Batista Pernambucano e na Folha Batista. Publicou o livro 100 Anos de Historia da IBCOR – A Igreja do Coração (2005).

Ao Senhor toda a Glória e Honra, agora e para sempre. Amém!

IGREJA BATISTA DE SIRIJI (PE)



TEMPLO DA IB SIRIJI, MEMBROS E CONGREGADOS:

A IGREJA BATISTA DE SIRIJI, em São Vicente Férrer (PE), é uma agência do Reino de Deus cuja missão é proclamar o Evangelho de Cristo e ser Corpo de Cristo na terra pela comunhão dos seus membros, sendo composta atualmente por vinte (20) membros e vinte e cinco (25) congregados.

Organizada em 17 de setembro de 1903, pelo pastor Salomão Luiz Ginsburg, missionário de origem judaico-polonesa, com dezessete (17) membros. A IB Siriji tem participado da atividade cooperativa dos batistas desde sua fundação, filiando-se à União Batista Leão do Norte (1903-1914), da Convenção Batista Regional (1914-1936), da Convenção Batista Pernambucana (1938-1940), da Convenção Batista Evangelizadora de Pernambuco (1940-1973) e da Convenção Batista de Pernambuco (1973-2009).

O seu templo sede está situado, desde 1910, na Rua Jose Nilo, nº 180, Siriji, SÃO VICENTE FÉRRER (PE).

O seu atual pastor titular é o Reverendo Francisco BONATO Pereira da Silva, Bacharel em Teologia (1976) pelo Seminario Teologico Batista do Norte do Brasil (CBB) e mestrando em Teologia (área História da Igreja Cristã), casado com Maria Marques Pereira, o casal tem tres filhos Luiz Andre, Annamaria e Luiz Felipe, além de uma neta do primeiro filho, Maria Luiza.