terça-feira, 27 de janeiro de 2009

IB SIRIJI NO JORNAL BATISTA


A IGREJA BATISTA DE SIRIJI (PE) CELEBRA 105 ANOS DE COMUNHÃO E DE PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE CRISTO

Francisco Bonato Pereira
Publicado no Jornal Batista (17/11/2008)

A Igreja Batista de Siriji, em São Vicente Férrer (PE), nos dias 20 e 21 de setembro de 2008, celebrou o 105º aniversário de organização com cultos solenes em ação de graças e de proclamação do Evangelho de Cristo, homenageando o missionário Salomão Ginsburg, o pr. Eloy Correa de Oliveira, a missionária Emma Ginsburg, celebrando o Centenário da UFMBB.
Os cultos foram realizados no sábado e no domingo, 20 e 21 de setembro de 2008, às 19h30, presentes membros das igrejas Batista Missionária, Congregacional Renovada e Assembléia de Deus e IB de Nazaré e de Caueiras. Os grupos de louvor Karisma (Congregacional) e Louv’Art (IB Siriji) compostos de jovens, dirigiram os momentos de canto e de louvor. Os cantores Miguel Filho (Assembléia de Deus) e Quesia Souza (STBNB) apresentaram músicas especiais. A congregação entoou hinos do Cantor Cristão, alguns de autoria de Salomão Ginsburg. Os pregadores da celebração foram o pr. Francisco Bonato Pereira, sábado, que trouxe a mensagem “A Missão da Igreja de Cristo no Século XXI”, destacando que a mensagem da igreja de Cristo permanece a mesma do Século I, mas a forma de alcançar os ouvintes do Século XXI deve ser adequada aos meios de comunicação atuais; e o pr. João Antonio dos Santos Filho, da IB Caueiras, domingo, que trouxe a mensagem “O desafio da Igreja de Cristo”, em atingir os que estão ao alcance da voz e da influência dos membros. A IB Siriji, no culto do sábado, resgatou a história da igreja e homenageou a memória de Salomão Ginsburg, seu fundador, pioneiro na pregação do Evangelho, com leitura da biografia. No culto do domingo homenageou a memória de Eloy Correa de Oliveira, o primeiro pastor, um dos primeiros alunos do STBNB (1905), com apresentação de biografia e de fotografia. A igreja, noutro momento, homenageou a memória do pr. Antonio Gomes da Paz, entregando exemplar da Bíblia de Estudo da Mulher à filha Sulamita, e o pr. João Antonio Santos, outorgando título de pastor honorário e entregando exemplar da Bíblia de Genebra.

As mulheres da Associação Batista da Mata Norte, sob a direção da presidente Ana Rosa Souza (IB Groi), se reuniram na IB Siriji, no domingo 21, às 14h, celebrando o Centenário da UFMBB, com a presença das UFMBB da IB Aliança (Azenath Pessoa), de Nazaré da Mata (Sulamita Maximo da Paz), de Caueiras (Rosa Vivian Santos) e IB Cordeiro (no Recife) e senhoras da Igreja Congregacional. Convidadas as professoras Elizete Fragoso (Presidente UFMBB de Pernambuco) e Selma Ulisses, pregadora do culto. O culto foi dirigido pela irmã Rosa Vivian Coelho Santos e teve apresentação de crianças da IB Nazaré da Mata (Amigos de Missões) orientadas por Sulamita da Paz. Elizete Lopes resgatou histórico da UFMBB, destacando o Centenário, comemorado na Assembléia da CBB (2008). A profª Maria Marques Pereira, esposa do pastor, narrou a vida e a obra de Emma Ginsburg, pioneira do trabalho feminino missionário batista no Brasil, com divulgação do texto e fotografia da homenageada. A profª Selma Ulisses trouxe a mensagem, destacando que a mensagem de Cristo se dirigiu em particular às crianças, quando disse “deixai vir a mim as criancinhas”, destacando que a mensagem de Cristo às crianças tem efeito multiplicador na proclamação do Evangelho. Os pastores Francisco Bonato Pereira (IB Siriji), Mário Maximo (IB Nazaré da Mata), Francisco Chagas Souza (IB Groi), João Antonio Santos (IB Caueiras) e Sergio Mikel (Congregacional) estiveram presentes no culto.

Os homenageados:

(a) O fundador: Salomão Luis Ginsburg, missionário batista, nasceu na Polônia e emigrou para a Inglaterra, onde se converteu. Chamado para a obra missionária, chegou ao Brasil em 1890. Tornou-se batista em 1892 e, consagrado ao ministério pastoral, trabalhou na Bahia e no Rio de Janeiro. Chegando em Pernambuco, organizou a União Batista Leão do Norte (1900) e as igrejas: Garanhuns, Jaboatão, Palmares, Cortez, Moganga, Cordeiro, Imperial e Torre (PE) e Atalaia (AL). Recrutou os primeiros alunos do Seminário (1902) que se tornaram os pastores formados na instituição: Manoel Olimpio Cavalcanti (Nino), Manoel Corinto Ferreira da Paz, Eloy Correa de Oliveira e Augusto Felipe Santiago (1905) e consagrados na PIB Recife em 20 de dezembro de 1905, os três primeiros e o último em abril de 1906. Salomão Ginsburg e a esposa Emma percorreram o Brasil, pregando o Evangelho e organizando igrejas de Cristo.


Emma Morton Ginsburg, retrato a oleo
(b) A pioneira da UFMBB: Emma Morton Ginsburg organizou as primeiras Sociedades de Senhoras em Niterói (1893), Campos (1894), São Fidélis (1896), Recife (1901) e Rua Imperial (1909). Veio para o Brasil em 1889, onde serviu como escritora de lições da EBD, pianista e evangelista. Casada com Salomão Ginsburg, serviu ao lado do marido durante 35 anos. Quando ele foi chamado à presença do Senhor, Emma permaneceu servindo no Colégio Batista em São Paulo até 1934, quando se aposentou e retornou à sua pátria. Chamada à presença do Senhor em 1952.


Pr. Eloy Correa de Oliveira (retrato a crayon, de Luiz Campos, AL)
(c) O primeiro pastor efetivo: Eloy Corrêa de Oliveira nasceu em Bom Jardim, em 10 de novembro de 1875, filho de Francisco Estevam Correa e Maria Umbelina Correa de Oliveira. Converteu-se a Cristo ouvindo o pr. Telford (congregacional). Tornou-se batista, batizado por Salomão Ginsburg, em 17 de setembro de 1903, na organização da Igreja. Chamado ao ministério, um dos primeiros alunos do Seminário Batista. Examinado em concilio em 20 de dezembro de 1905, na PIB Recife, consagrado e empossado em 6 de janeiro de 1906. Serviu nas igrejas de Moganga (Siriji), Urus, São Vicente Férrer, Goiana, Lagedo, Timbauba, Caruaru e Vermelho (Pernambuco), em Atalaia, Viçosa, União dos Palmares, São José da Lage, Tatuamunha, Passo de Camaragibe e Farol, em Maceió (Alagoas). Eleito o primeiro presidente da Convenção Batista Alagoana (1921). Eloy Correia de Oliveira casou com Maria Seabra de Andrade. Dois filhos – Eclésio e Eliezer Correia de Oliveira – foram chamados ao ministério pastoral, servindo em Pernambuco, São Paulo (o primeiro), Pernambuco e Rio de Janeiro, o segundo. O pr. Eloy Correa de Oliveira foi chamado à presença do Senhor em 1936.
Lago onde Salomão Ginsburg batizou os primeiros cristãos batistas em Monganga (Siriji)

A síntese histórica:
A IB de Siriji foi organizada pelo missionário Salomão Luis Ginsburg, na vila de Moganga, município de Bom Jardim(PE), em 17 de setembro de 1903, com 17 membros, com o nome de Igreja de Cristo em Moganga, denominada Batista, que a dirigiu até 1906. A igreja recebeu como pastor Eloy Correia de Oliveira, consagrado em 20 de dezembro de 1905, que a serviu até 1914. Nesses 105 anos de existência, a igreja também foi pas- toreada por Francisco Sandes, Pedro Falcão, Silas Falcão, Joseph Underwood, David Mein, Antonio Gomes da Paz, Hildebrando Tarquínio, Ciro Costa e Silva, João Crisós- tomo, Antonio Ferreira Sales, Armando Pacheco Albuquerque Jr, Carlos Jose da Silva, Daniel Souza, Paulo José Moura, Jose Nilton Souza, Glaydston Pereira Santana, Luiz Genilson Araújo, João Antonio Santos Filho e, nos últimos anos, por Francisco Bonato Pereira. O templo, de taipa e coberto com palha no início, teve a reforma iniciada por Underwood (1946) e concluída (1948) por David Mein em alvenaria e telha. Nova reforma no pastorado de Carlos Jose da Silva deixou-o com o atual aspecto.


Pastor David Mein

A IB Siriji foi filiada à União Batista Leão do Norte (1903-1914), à CB Regional (1914-1923), à CB Pernambucana (1923-1940), à CB Evangelizadora (1940-1973) e CB de Pernambuco (1973-2008). Organizou as Igrejas Batistas de Urus (1908), de São Vicente Férrer (1914) e de Machados (1984). A sua pequena membresia decorre dos efeitos da migração periódica, especialmente dos jovens em busca de local desenvolvido para estudar e trabalhar.

Hoje, a IB de Siriji é uma Agência do Reino de Deus, que permanece servindo ao Senhor e proclamando o Evangelho de Cristo nesta Vila de Siriji, quando celebrara o 105º Aniversário de organização, louvando a Deus, no nosso Pai, a Jesus Cristo, o nosso Salvador e ao Espírito Santo, o nosso Consolador.

O pastor Francisco Bonato pregando

O atual pastor efetivo: Francisco BONATO Pereira da Silva, nascido em Santana do Ipanema, Alagoas (27/7/1950), casado com Maria Marques de Oliveira Pereira, tem três filhos: Luiz Felipe, Annamaria e Luiz André e uma neta, Maria Luiza. Convertido a Cristo na infância, batizado pelo pr. Israel Guerra (25/12/1968) na IB Arcoverde. Recomendado ao Seminário Batista (STBNB, 1972) pela IB Cordeiro no pastorado David Mein. Serviu na Missão Batista em São Bento do Una (1973-1976); PIB Beberibe (1976-1977), com o pr. Ramos André; e IB Ilheitas, com o veterano pastor Nino. Bacharel em Teologia (1976), consagrado ao ministério em 29 de julho de 2006, na IB Cordeiro, assumiu o pastorado da IB Siriji. Na denominação serviu na Junta de Educação (CAB) e no Conselho da CBPE (1994 e 2005-2008). Bacharel em Direito (1980) e Mestrando em Teologia (STBNB), tem se dedicado a pesquisar e resgatar a história de Igrejas Batistas no Estado, publicando artigos em O Jornal Batista, em O Batista Pernambucano e na Folha Batista. Publicou o livro 100 Anos de Historia da IBCOR – A Igreja do Coração (2005).

Ao Senhor toda a Glória e Honra, agora e para sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário